Será Que Estou Com Tendinite?

Tendinite é uma inflamação ou lesão do tendão, que é uma fibra responsável por unir o músculo ao osso, como uma corda. É caracterizada por dor e inchaço do tendão, podendo afetar qualquer parte do corpo.

Porém, são mais frequentes as tendinites no ombro, pulso, joelho e tornozelo. Os tendões ajudam a controlar e transmitir a força dos músculos, o que torna capaz a movimentação dos nossos ossos. Dessa forma, a tendinite pode dificultar e até mesmo impossibilitar a movimentação do paciente.

Mas, o que se confunde muito é que qualquer dor no tendão seja uma tendinite. E, ao chegar no consultório aqui os pacientes se confundem e sempre perguntam se o problema é a inflamação do tendão, visto que o sufixo ite significa inflamado. Hoje se sabe que nem sempre é uma inflamação, pode ser um ligeiro problema de mobilidade que faz essa dor aparecer.

Uma diminuição da vascularização local, ou seja, não chega o sangue como deveria e isso faz com que o tendão perca a sua capacidade de fazer força, levando a sobrecarga e a dor. As tendinites quando são nos dois braços, acabamos pensando em possíveis problemas globais, onde temos que verificar a saúde como um todo e não apenas o local da dor. A tendinite deve ser investigada e tratada com muito cuidado.

Os tratamentos para zumbido devem ser multidisciplinar por características, mas os pontos onde mais podemos ajudar no processo são:

1 – Infecção no ouvido: elas costumam deixar sequelas de tensionamento local nas membranas que acabam levando ao zumbido. Isso pode ser melhorado e muito com as técnicas osteopáticas.

2 – Labirintite: os mecanismos de problema de uma labirintite podem ser associadas também a um zumbido no ouvido. Fizemos um texto sobre labirintite que você pode ver com mais detalhes.

3 – Disfunções da ATM (mandíbula): elas acabam afetando e muito pois a tensão do músculo pterigóideo que ajuda a abrir a boca ele pode afetar a tuba auditiva que é canal que liga o ouvido a boca (sim, o ouvido é ligado a boca!) e alterar a pressão localmente gerando o zumbido.

4 – Doenças crônicas: as doenças e sinais crônicos podem levar a uma série de alterações descritas acima de forma continuada.

Isso vai persistindo na pessoa e piorando com o tempo. Portanto, o zumbido pode ser um sinal que a saúde precisa ser checada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *