O zumbido no ouvido, também conhecido por tinnitus, acontece quando a pessoa consegue escutar constantemente um som ou um barulho incômodo, que pode vir na forma de chiados, apitos, cigarra, cachoeira, cliques ou estalos.
Esses barulhos podem ser leves, ouvidos somente durante o silêncio, ou mais intensos a ponto de persistirem durante todo o dia.
O zumbido pode acontecer em todas as pessoas, no entanto é mais frequente em idosos, sendo causado, principalmente, por lesões no interior do ouvido, devido a situações como ouvir ruídos ou música alta, infecções do ouvido, traumatismos na cabeça, intoxicação por remédios ou pelo próprio envelhecimento, por exemplo.
Além disso, é preciso estar atento aos sintomas que podem acompanhar zumbido no ouvido como tontura, perda de equilíbrio ou perda auditiva.
Os 4 principais motivos que podem gerar o zumbido e ser tratados com osteopatia:
1 – Infecção no ouvido;
2 – Labirintite;
3 – Disfunções da ATM (mandíbula);
4 – Doenças crônicas.
Os tratamentos para zumbido devem ser multidisciplinar por características, mas os pontos onde mais podemos ajudar no processo são:
1 – Infecção no ouvido: elas costumam deixar sequelas de tensionamento local nas membranas que acabam levando ao zumbido. Isso pode ser melhorado e muito com as técnicas osteopáticas.
2 – Labirintite: os mecanismos de problema de uma labirintite podem ser associadas também a um zumbido no ouvido. Fizemos um texto sobre labirintite que você pode ver com mais detalhes.
3 – Disfunções da ATM (mandíbula): elas acabam afetando e muito pois a tensão do músculo pterigóideo que ajuda a abrir a boca ele pode afetar a tuba auditiva que é canal que liga o ouvido a boca (sim, o ouvido é ligado a boca!) e alterar a pressão localmente gerando o zumbido.
4 – Doenças crônicas: as doenças e sinais crônicos podem levar a uma série de alterações descritas acima de forma continuada. Isso vai persistindo na pessoa e piorando com o tempo. Portanto, o zumbido pode ser um sinal que a saúde precisa ser checada.