Os pacientes as vezes têm expectativas de melhoras, mas o que consigo dizer é que, na maioria dos casos, é possível conseguir mudanças logo na primeira consulta.
O tratamento é feito de forma manual por meio de sessões que podem ser semanais, quinzenais ou até mesmo mensais, depende de cada caso. Na primeira consulta faço uma anamnese, verifico seus exames e já começo a te examinar.
Avalio os pontos principais, e começo a tratar ainda durante essa consulta. Em seguida, explico em detalhes qual o seu problema e explico como será o tratamento.
A partir daí, você virá ao consultório para que ao longo das sessões eu comece a melhorar a mobilidade das suas articulações, dos músculos, das suas víceras, do crânio e das fáscias.
Via de regra, a medida que vamos melhorando e recuperando a sua mobilidade, o seu corpo começa a se recuperar, diminuindo as dores, melhorando a sua resistência a dor e os seus movimentos. O seu corpo voltando a funcionar melhor. Aos poucos, sem medicação.
Sua metodologia é baseada no conhecimento aprofundado da anatomia, fisiologia e patologia do corpo humano, o que permite ao Fisioterapeuta especialista em Osteopatia identificar e tratar disfunções de mobilidade dos tecidos corporais, tais como articulações, ligamentos, músculos, nervos, vasos, vísceras, entre outros.
Para a Osteopatia, qualquer alteração de mobilidade tecidual pode vir, cedo ou tarde, comprometer a função não só destes, mas também de todo o organismo que com ele interage.
Tanto a avaliação como o tratamento osteopático são realizados com técnicas manuais específicas, elegidas pelo Fisioterapeuta especialista em Osteopatia e voltada para cada tipo de tecido, patologia e paciente, tornando-se desta forma um tratamento único e individualizado, assim como o ser humano.
Embora pedagogicamente existam as disciplinas Osteopatia Estrutural, Visceral e Craniana, é importante reforçar que esta divisão é estritamente didática e que a verdadeira osteopatia é aquela que respeita o princípio da unidade do corpo, onde todos os componentes da estrutura (articulações , músculos , fáscias , vísceras, sistema nervoso…) interagem e que a função ótima depende da interação completa, ampla, contínua e recíproca, em busca de homeostasia.