Osteopatia Nas Disfunções Temporomandibulares (ATM / DTM)

A articulação temporomandibular é a que faz abrir e fechar a nossa boca.

Ela pode provocar sintomas de dor de cabeça, dor na articulação, zumbidos no ouvido até outros sintomas como o ranger dos dentes.

Esses problemas podem vir de maus hábitos como morder canetas, traumas e batidas na região dessa articulação. tratamentos convencionais buscam relaxar a musculatura com aparelhos e calor.

Os dentistas buscam melhorar o contato dos dentes pois pode ser uma das causas das dores. Porém, o trabalho feito pelo osteopata vai buscar entender se existe alguma problema do movimento da própria articulação e de outras zonas próximas tais como a língua e próprio crânio.

Portanto, o tratamento osteopático é indicado para os problemas da ATM. Amanhã, um post sobre como é feito o tratamento osteopático na ATM.

O tratamento começa por uma avaliação local. Abertura da boca, fechamento, desvio lateral para um lado e para outro, verificar se há click na abertura.

Palpo os músculos para checar se há dor ou tensão neles. Músculos dentro da boca inclusive. São examinadas outras zonas como o crânio, na sua região de trás, próximo a orelha e a parte alta do pescoço.

Talvez, você não saiba, mas as dores de ATM podem estar associadas a outras dores no corpo. Dores de cabeça, dores de ouvido, problemas para engolir. Vamos examinar todos esses pontos e de forma gradual vamos começando a melhorar a mobilidade da articulação, diminuir as tensões musculares pressionando os músculos e buscando diminuir a tensão deles, melhorando com as técnicas manuais a base do pescoço e da cabeça.

Aos poucos a melhora desses tecidos irá provocar um efeito de analgesia e diminuição da produção de dor. Essa produção de dor está relacionada a ativação do nervo trigêmeo que pode gerar tanto as dores da ATM quanto as dores de cabeça. Por isso tão comum ter as duas dores ao mesmo tempo.

Alguns exercícios podem ser passados para a melhora dessa da mobilidade. Orientações sobre evitar hábitos danosos a ATM. Esses são específicos para cada caso.

E assim, dando continuidade as sessões ao longo do tempo vai se normalizando a função e diminuindo os quadros de dor na ATM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *