Entenda Mais Sobre O BRUXISMO E Como A Osteopatia Pode Ajudar

O termo “bruxismo” refere-se ao hábito de pressionar e ranger os dentes presente em muitos adultos e crianças durante toda a vida. O bruxismo ocorre quando os dentes entram em contato de maneira forçada, quer esse contato seja silencioso ou produza sons, especialmente durante o sono.

O ranger de dentes ou bruxismo pode não ser causado por doenças subjacentes. Algumas causas comuns são alinhamento anormal do maxilar, concentração intensa ou ansiedade situacional (não o transtorno de ansiedade). Alguns transtornos de estresse, ansiedade, maloclusão, apneia do sono ou mesmo algum dente rachado pode desencadear os bruxismos.

Porém, quando as patologias principais estão descartadas o tratamento osteopático pode contribui muito para esse tipo de problema. O tratamento osteopático para o bruxismo envolverá o trabalho no sentido de trabalhar a diminuição dos estímulos ao Sistema Nervoso central que provocam essa contração exacerbada e involuntária dos músculos da mastigação.

Manipulações na região do pescoço, da base do crânio, da própria ATM e de outras porções do crânio podem gerar essa “desarme” dos gatilhos que provocam esse tipo de situação. Associado ao trabalho ortodôntico de melhorar a oclusão, vamos buscar diminuir a tensão dos músculos mastigatórios para provocar essa inibição da região.

Lembrando, que esse não é um tratamento que é rápido, ele deve ser continuado para que as melhoras venham ao longo do tempo. O primeiro passo do tratamento é buscar diminuir as dores mais fortes no começo do tratamento. Em geral, as dores vão diminuindo ao longo do tempo. Entretanto, é comum que as dores regridam um pouco durante o processo de tratamento.

Durante o processo será cada vez mais claro ao paciente quais são as orientações e o que podemos ou não fazer. Hábitos como morder canetas etc podem ser algo que prejudica o tratamento. E, não menos importante, identificar os fatores de estresse que podem disparar as dores.

Tanto emocionalmente quanto fatores de estresse físico. O tratamento de uma patologia como bruxismo não é simples nem fácil, mas é totalmente possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *