4 Causas Da Dor Lombar Que Você Não Conhece

As causas mais famosas das dores lombares representam uma pequena porção das reais causas das dores.

A dor lombar não específica é a sua principal “causa”. Isso quer dizer que a grande maioria das dores lombares não têm uma explicação formal.

Em muitos casos se pedem exames de imagem que mostraram alterações que são consequências dessas causas de dor, assim como as próprias dores.

Confunde-se uma protusão de disco com a causa da dor. Escolioses leves e artroses como causas de dor. Aumento ou diminuição de curvaturas da coluna como causas de dor.

As causas que ninguém conhece estão associadas a outros sistemas corporais.

Aqui listo algumas causas que sempre geram espanto nos pacientes quando explico a eles no consultório.

1 – causas viscerais. Algumas vísceras podem gerar bastante dor nas costas: intestinos, útero, ovário e os rins.

2 – causas fasciais: As fáscias são envoltórios de diversos sistemas do corpo. As fáscias endopélvicas e mesentério são as mais comuns.

3 – sistema meníngeo: As fáscias que envolvem o sistema nervoso são uma das causas importantes também.

4 – mecânica da pelve: O sacro e os ossos da pelve precisam estar com amplitude de movimento e sem tensionamentos excessivos.

Então, se essas 4 causas básicas (existem outras) não foram examinadas, é possível que ainda falte boas possibilidades do tratamento.

O tratamento para todo caso de dor lombar deve envolver um tratamento prioritário e as suas recorrências.

PRIMEIRAMENTE entender o que está ocorrendo, causas das dores, diagnóstico diferencial. A partir daí, a prioridade é mais complexa de tratar.

Envolve entender quais dos sistemas corporais estão envolvidos no caso. Expliquei no post passado várias possibilidade de dor lombar que são mais comuns.

Devemos melhorar a mobilidade de acordo com as causas. Isso é feito com tratamento manual feito por meio de sessões. A cada sessão deverá ser melhorado algum componente que contribui para o problema.

Portanto, deve haver um começo meio e fim dessa primeira parte do tratamento. Essa primeira fase pode demorar de 4 a 8 semanas no máximo.

EM SEGUIDA deverá ser feito algo no sentido de se manter bem, evitando a recorrência dos problemas. Em geral é feito por meio de exercícios físicos e orientações do dia a dia.

Os exercícios podem ser variados. Não necessariamente precisa ser um exercício postural. Eu costumo recomendar academia pois costuma ser um dos mais efetivos em todos os aspectos da saúde das pessoas.

Podemos descomplicar demais o tratamento da dor lombar. Deixando mais rápido e economizando ao longo do tempo, com menos medicação e exames desnecessários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *