Os problemas no ombro podem ter a causa das dores em outras partes do corpo. Vou citar 3 tipos que são bem comuns nos pacientes que eu atendo:
1 – Dor por um problema da coluna cervical:
Por conta dos nervos que saem do pescoço a dor pode aparecer na região do ombro, principalmente nos trapézios e durante os movimentos do ombro como levantar o braço para cima.
2 – Dor por um problema da dura-máter:
ela é uma membrana que envolve a parte interna do crânio e da medula e poderá influenciar muito nas dores em que precisamos manter o ombro em uma determinada posição por muito tempo.
3 – Dor referida de um órgão:
Assim como o coração pode gerar uma dor que corre para o braço, o rim gerar uma dor nas costas, os ombros podem ter órgãos associados a algumas dores no ombro, os principais são o estômago e o fígado.
O tratamento osteopático para as dores no ombro vão consistir em identificar primeiro as causas que estão associadas a essas dores.
Se a causa for no próprio ombro, serão feitas manipulações e ajustes da mecânica do ombro, ou seja, liberar as articulações para quem possam trabalhar livremente assim como aliviar as tensões musculares locais.
Se a causa for de uma víscera, será trabalhada a mobilidade da víscera associada ao problema. Se for um problema do sistema meníngeo, das membranas do crânio e da medula, será trabalhada a mobilidade da coluna para que alivie a tensão local e irrite menos os nervos locais liberando a tensão muscular e permitindo melhor movimentação do ombro.
Em alguns casos será necessário fazer exercícios depois para ganhar força e estabilidade do ombro.